Toda Mafalda

Provavelmente, muitos de vocês já estejam cansados de ver essa figurinha que é a Mafalda, e estejam muito chateados com ela, pois era exatamente assim que eu estava a seu respeito devido vestibulares e etc. outras fontes de stress. Até que, um dia, me deparei com a necessidade de fazer um dossiê sobre um trabalho que tinha como tema os quadrinhos da Mafalda e me debrucei sobre um mega livro com todas as tirinhas da Mafalda, descobrindo assim, uma nova amiguinha!

Suas tirinhas estão repletas de humor relacionado a várias críticas à sociedade e isso é algo que me atraiu bastante, me identifiquei com vários pensamentos emitidos pela Mafalda em várias tirinhas. Aqui, uma delas:


Mafalda teve seu surgimento na época da Ditadura, na Argentina, isso explica o conteúdo de suas tirinhas que continuam se encaixando COMPLETAMENTE no mundo que nos é imposto hoje. É realmente surpreendente a ousadia do autor, o Quino, usar uma pequena menininha que adora questionar sobre tudo a sua volta, para tratar assuntos de “gente grande”, assuntos que vão além do seu mundo infantil.

 Outra:

E mais outra:

E mais mais outra:

Felizmente, tive a oportunidade de visualizá-la de uma forma diferente daquela que me era imposta na infância, e ficaria feliz de dar essa mesma oportunidade aos que ainda não tiveram chance de encarar a Mafalda de uma forma diferente, sem compromisso didático.
Porque você não se torna amigo dela também?



Sugestões? 
Envie um email para:
projetandorascunhos@yahoo.com.br

24 Observações:

Larissa Almeida 14 de janeiro de 2011 às 11:12  

ADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORO A MAFALDA *--------*

Unknown 14 de janeiro de 2011 às 11:14  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anna Carolyne 14 de janeiro de 2011 às 11:16  

mto boooooooooom Naaaara =DDD adoreei
Quino é espetacular.

Unknown 14 de janeiro de 2011 às 11:22  

mafalda, depois do dossie da gente visao nova de varias coisas, mafalda nos aperriou um pouquinho em, amei amei a monagrafia *----*
adorei o post, pena que muitas pessoas nao tem visao critica assim

bjooo naraaa


/larYssaLobo

Felipe 14 de janeiro de 2011 às 11:24  

você sempre me falou muito sobre a mafalda >D
eu sempre lia as tirinhas dela na gramatica do colegio ueihaeu era muito legal, passava as aulas de portugues lendo essas tirinhas.
Ta faltando só a tirinha do umbigo emm aeuhae procura ele e posta depois aiuehaeiuhaeiuhue eu só lembro da sua irmã ;D
beijooooooooooooo continua com os otimos posts em <3

Palomah Pereira Lavigne 14 de janeiro de 2011 às 12:23  

Olá, Obrigada por me seguir e que legal que gostou do meu blog, *--* Estou lhe seguindo tambem mocinha, beijoka !
P.L (Things...)

Allan Lemos 14 de janeiro de 2011 às 12:57  

Amo Mafalda, desde já seguindo

Gustavo 14 de janeiro de 2011 às 13:40  

aushaushaushasu eu tenho o mesmo livrão!Quando não tenho nada para fazer fico lendo as tirinhas, são muito boas mesmos.
Sem falar que Mafalda só me ajudou em provas, nunca me atrapalhou!

bjsss

Tô de Olho 14 de janeiro de 2011 às 13:48  

Indiiee adorei o post \o e sabe...tem umas coisas da mafalda que parecem com vc HUSHAUHSA ;D

Japiinha 14 de janeiro de 2011 às 17:40  
Este comentário foi removido pelo autor.
Japiinha 14 de janeiro de 2011 às 17:40  

Seguindo flôr..
=**

http://jogando-de-saltoalto.blogspot.com/

Anônimo 14 de janeiro de 2011 às 17:49  

Olha, confesso que você me surpreendeu. Entrei aqui esperando encontrar um blog como outro qualquer, com posts banais, e m esurpreendi com a qualidade do seu texto. Meus parabéns. Pretendo voltar aqui mais vezes ;)

Hugo Green 14 de janeiro de 2011 às 18:06  

Ótimo Post!!
Gosto muito da Mafalda!

Também to querendo assistir o Pianista!

Abraço.

Igor Araujo 14 de janeiro de 2011 às 18:07  

Jáh estou seguindo Parabéns Pelo Seu Blog Muito Legal

Anime Rw Conection.

http://conectionrw.blogspot.com/

Roseane 14 de janeiro de 2011 às 20:05  

Já que, devido a minha patetice postei o comentário sobre Mafalda no outro post, kkkkkkkk!(pq geralmente os comentários vão abaixo do post), vou fazer aqui meu comentário sobre seu texto que trata dos contos de fadas.

Realmente é muito interessante a simbologia que existe por trás dessas histórias aparentemente tão simples. Gostei tbm de saber que não são somente somente pessoas da área literária que estudam isso. Parabéns pelo post!

World Of Bruna 15 de janeiro de 2011 às 08:14  

olá girl! achei muito legal mesmo seu blog , e esse seu post !
obg por m seguir .. já estou t seguindo tbm !
Beijus Bruna

http://worldofbruna.blogspot.com

Giovanna :* 15 de janeiro de 2011 às 08:28  

mto bom o blog Indy ! parabéns ^^

Unknown 15 de janeiro de 2011 às 09:22  

Realmente, a Mafalda é uma personagem interessantíssima. Adoro ver a crítica disfarçada ou, no caso da Mafalda, totalmente exposta.
Experimenta ver http://www.umsabadoqualquer.com/ . O foco da crítica não é bem social, mas religiosa. Acho muito legal.

Parabéns, gostei do post. Um beijo, clone! :D

Pobre esponja 16 de janeiro de 2011 às 06:26  

Independente da ditadura, acho que muita gente se identifica com ela - claro que a crueldade do regime a estressou.
Mafalda é 10, eu tinha um livraço... preciso achar...

abç
Pobre Esponja

Cocamonga baby! 16 de janeiro de 2011 às 07:34  

Ótimo post. Como sempre, a nossa argentina querida de nome Mafalda sempre rasgando a verdade... Realmente inspirador e elucidativo. Parabéns pelo o blog, és muito sucinto. Seguirei, caso não haja problemas.

Unknown 17 de janeiro de 2011 às 17:53  

de fato muita coisa boa nos parece 'chato' por causa desses traumas, Machado de Assis que o diga... Mas toda hora é hora para rever nossos conceitos.

Otniel 18 de janeiro de 2011 às 13:48  

Boa iniciativa!!!o Blog...

Evellyn 19 de janeiro de 2011 às 11:23  

Ahh
eu sempre gostei das tirinhas da Mafalda.. mas sabe, de ler no jornal mesmo... nunca vi como algo tão didatico - bem, só no enem...rs
Adorei o post!
bjsss

L'amore in Parole 25 de janeiro de 2011 às 11:04  

Adoro Mafalda... mesmo estando sempre presente em provas... Fez parte de minha infância.
Adorei o post. Super criativo.

Postar um comentário

"A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma as nossas palavras são retratos dos nossos pensamentos."
Jean Molière.

Estarei retribuindo seu comentário.

Um pouquinho sobre mim.

Minha foto
Campina Grande, Paraíba, Brazil
Meu nome é indígena e significa Deusa das Águas Claras. Tenho 21 anos e sou Estudante de Psicologia da UFCG e divido moradia com mais dois estudantes. Adoro animaizinhos,principalmente gatinhos! Sou muito introspectiva e pensativa, talvez por isso a idéia de montar um blog já que a escrita me satisfaz. Gosto de coisas estranhas, músicas estranhas,misticismo, filmes do Tim Burton e chocolate crocante. Adoro aprender, sou curiosa ao extremo e adoro discutir sobre assuntos interessantes. Gosto muito de ler (gosto que foi alimentado por um grande amigo), caso contrário, nem faria Psicologia! Adoro observar a água,porém, ainda não descobri o porquê.

Sobre o Projetando Rascunhos

Blog destinado à minha vontade de postar qualquer coisa que faça sentido para mim. Qualquer coisa mesmo! Até chocolate, quem sabe!
;*

Eles me seguem, me siga também