Meditação das cores através da respiração

Sobre Meditação:
A meditação encontra-se no meio de dois pólos; a concentração e a contemplação. É comumente associada a religiões orientais. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.
- Prática de focar a mente em um único objeto. [Nosso objeto aqui, são as cores]

É possível obter total descanso numa posição sentada e por conseguinte atingir maior profundidade na meditação assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente.

Posição de meia lótus:
Uma posição possível é a posição de lótus completo, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Outros podem sentar em meio lótus, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda.

A meditação é uma ótima prática para se obter um resultado eficiente e desejado dentro daquilo que se baseia num tratamento Cromoterápico.


Basta imaginar uma cor que se esteja necessitando num determinado momento e ao inspirar, imagine-se respirando a vibração dessa cor, através do ar que entra, preenchendo os pulmões, espalhando-a através deles para o corpo ou local.

Ao expirar, imagina-se que os efeitos das energias nocivas para o organismo vão sendo expelidas do nosso corpo; isso ajuda a restabelecer o equilíbrio e a harmonia desejados.

Se houver dificuldade para tal mentalização colorida, use a visualização inicial da cor necessitada com um estímulo externo, ou seja, uma lâmpada colorida, ou um objeto com a cor referida; observe-o alguns segundos , feche os olhos e mantenha a respiração regular, ou seja, imagina-se ao inspirar que você está cheirando uma flor de uma forma bem suave; e ao expirar imagine que você está soprando uma vela; você, consequentemente, põe mais força esvaziando bem os pulmões.

Esse exercício pode ser feito no momento de dormir por uns 10 minutos e através desse exercício, você estabelecerá um equilíbrio perfeito para seu corpo e sua mente! (;

O que você achou?

3 Observações:

Felipe 13 de fevereiro de 2011 às 07:09  

Esse post me lembrou muito as coisas que eu vi no kung fu,só não é focado nas cores aehuahuaeheu
Mas a meditação é super importante em muitas artes marciais xD
e a meditação sempre anda com uma tecnica de respiração, precisa de concentração...
pode nao parecer mas é um pouco complicado xDD
gostei do post,foi um post de algo que eu já vi.
acho que concentração e respiração é a base disso,nao importa se são nas artes marciais ou vendo a meditação das cores eahuhae
Beijoss continue assim!!

Roseane 13 de fevereiro de 2011 às 12:04  

Legal seu post. Já tinha ouvido falar disso, mas não sabia que a prática era tão simples.

Abraços!

Thâmara Roque 14 de fevereiro de 2011 às 12:47  

acho que a meditação esta presente em todas as artes. eu faço dança do ventre e pratico meditação, pq a gente precisa de um condicionamento q vem da yoga que tambem eh meditação e outras coisas mais... seu blog eh muito fofinho *-* beijocas. e parabéns.

Postar um comentário

"A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma as nossas palavras são retratos dos nossos pensamentos."
Jean Molière.

Estarei retribuindo seu comentário.

Um pouquinho sobre mim.

Minha foto
Campina Grande, Paraíba, Brazil
Meu nome é indígena e significa Deusa das Águas Claras. Tenho 21 anos e sou Estudante de Psicologia da UFCG e divido moradia com mais dois estudantes. Adoro animaizinhos,principalmente gatinhos! Sou muito introspectiva e pensativa, talvez por isso a idéia de montar um blog já que a escrita me satisfaz. Gosto de coisas estranhas, músicas estranhas,misticismo, filmes do Tim Burton e chocolate crocante. Adoro aprender, sou curiosa ao extremo e adoro discutir sobre assuntos interessantes. Gosto muito de ler (gosto que foi alimentado por um grande amigo), caso contrário, nem faria Psicologia! Adoro observar a água,porém, ainda não descobri o porquê.

Sobre o Projetando Rascunhos

Blog destinado à minha vontade de postar qualquer coisa que faça sentido para mim. Qualquer coisa mesmo! Até chocolate, quem sabe!
;*

Eles me seguem, me siga também