Sobre Contos de Fadas III

Estórias de fadas ensinam pelo método indireto. Não sabemos se isto já foi percebido, mas os contos de fadas sempre se iniciam quando o personagem principal está dentro de um impasse.
A nossa análise de hoje será sobre o conto A Branca de Neve, onde vou expor sobre os principais “símbolos” do conto: O NARCISISMO, O CAÇADOR, O ESPELHO, OS ANÕES,  E A MAÇÃ ENVENENADA também é uma análise psicanalista e do mesmo livro de nossa análise anterior: A Psicanalise dos Contos de Fadas do Bruno Bettelhein.

A estória de Branca De Neve é um dos poucos contos que fazem a distinção entre as fases da infância claramente.Esta versão tem a assinatura dos Irmãos Grimm.
A rainha, mãe de Branca De Neve estava bordando junto a uma janela e olhando para a neve que caía lá fora, quando picou o dedo com a agulha e caíram três gotas de sangue. na neve.O vermelho ficou tão lindo sobre a neve branca que ela pensou-Quisera uma filha branca como a neve, rosada como o sangue, e de cabelos negros como a madeira de ébano desta janela.-E nasceu -lhe uma linda menina que satisfazia todo este seu desejo, a rainha deu-lhe o nome de Branca De Neve e depois morreu.Passado um ano o rei se casou novamente.
Já no início da estória surgem problemas irresolvidos.A brancura da inocência pura como a neve, acompanhada do desejo sexual, simbolizado pelo sangue vermelho.Nesta fase este conto induz a criança a aceitar algo de muito perturbador, também- o sangramento sexual na menstruação e o do hímen rompido, na relação sexual.O numero três é o número mais associado no inconsciente , ao sexo e são exatamente três gotas de sangue que se encontram no início do conto preludiando a concepção da heroína, como se fosse uma condição " sine qua non" para o acontecimento tão feliz.A criança aprende que ninguém , nem mesmo ela, poderia nascer sem sangramento.
A madrasta só irá fazer a sua aparição sinistra e ciumenta, depois que Branca De Neve completar sete anos. quando Branca De Neve começa a amadurecer e a sua madrasta torna-se ciumenta, narcisista e insegura e passa a consultar o espelho mágico para saber se a beleza da enteada está eclipsando a sua própria beleza. Os pais narcisistas são uma ameaça para os seus filhos, pois eles lhe dizem que estão envelhecendo, quando começam a crescer e a se tornarem independentes, tornam-se em verdadeira ameaça, a exemplo do que aconteceu com Branca De Neve.

O NARCISISMO
A competição da mãe com a filha, pela aparência, vestuário, e comportamento visando ser tão o mais atraente do que ela torna-se insuportável para a filha.Branca De Neve é um símbolo desta competição e sugere que este fenômeno é muito antigo.Os filhos , sob estas condições, tentam livrar-se de seus pais o que gera neles uma culpa grande .Por outro lado este desejo é projetado nos pais , razão dos contos de fadas que narram o desejo dos pais se livrarem dos seus filhos.

O CAÇADOR
A figura do CAÇADOR aparece em Branca De Neve, como também apareceu no conto O CHAPEUZINHO VERMELHO. Ele pode ser o símbolo do pai.Em Branca De Neve recebe a missão de mata-la , mas a salva da morte desobedecendo as ordens da rainha.Quem ousaria tamanha façanha? Somente um pai, mesmo que fosse ele um pai substituto, exatamente o que a menina edípica deseja encontrar e em quem acreditar "mesmo que ele fizesse o que a mãe ordena, tomaria partido da filha se fosse livre, enganando a mãe, como o fez."
A presença de caçadores nos contos infantis parece preencher a necessidade de espaço onde se fazerem projeções adequadas ás necessidades do momento.A imagem de um pai forte e protetor se casa ás mil maravilhas com a figura do pai que toda a criança deseja ter.

O ESPELHO
O espelho mágico ...fala com a voz da filha !
Inicialmente, quando Branca De Neve era uma menina pequena o espelho sempre respondia á pergunta clássica da madrasta afirmativamente.Quando Branca De Neve cresceu , uma menina mais velha sempre se acha mais bonita e atraente do que a sua mãe, o espelho mudou a resposta indicando que Branca De Neve era muito mais bonita do que ela. Ela foge mas, a imagem da mãe continuava exercendo um grande poder sobre a mocinha."Não nos podemos libertar, assim, assim, do impacto dos pais e dos sentimentos que temos por eles, fugindo de casa. Embora esse pareça ser o caminho mais fácil."

OS ANÕES
Os anôes, em troca de corforto, fizeram com que Branca De Neve trabalhasse cuidando da casa, Branca de Neve torna-se  dona-de-casa, como o fazem muitas meninas quando os pais estão fora de casa.,cuidando da casa e dos irmãos. A exploração das camas, quando resolve dormir, revela que é consciente de um certo risco. Prefere a menor, com acerto, o dono da cama passa a noite dormindo na cama dos seus companheiros, cada hora em uma, deixando a bela hóspede em paz. Existem alguns siignificado para os anôes e aqui tem alguns: "Os sete anões sugerem os sete dias da semana, bem trabalhosos e de que se Branca De Neve quer crescer bem tem que aprender a enfrentar o trabalho."

A MAÇÃ ENVENENADA
Em muitos contos, tem o simbolismo de amor e sexo.Em Branca De Neve, a maçã é dividida entre a mãe e a filha.A mãe, divide a maçã e come a parte branca e a filha aceita a parte vermelha,"envenenada".Branca De Neve tem natureza dupla,vermelha como o sangue e branca como a neve, são aspectos eróticos e assexuais.Comendo a parte vermelha, erótica, Branca De Neve perde a sua inocência, e os anões não podem mais ajuda-la, ela perdeu a sua latência e eles eram os seus companheiros de latência.O vermelho pertence á menstruação e o começo da maturidade sexual.Além da visita dos anões, enquanto morta no seu caixão de cristal, Branca De Neve recebe também, três visitas muito sugestivas; uma coruja - Sophia, a Sabedoria - um corvo - como no deus germânico,o corvo de Odin - consciência madura e a pomba - tradicionalmente o amor-. " Estes pássaros sugerem que o sono mortal de Branca De Neve no caixão é um período de gestação, seu período final de preparação para a maturidade."



Referencias:
Jornal Infinito 
Apoio:
Felipe Cardoso






Para qualquer
sugestão envie
um email para:  
 projetandorascunhos@yahoo.com.br 


17 Observações:

Felipe 12 de janeiro de 2011 às 10:04  

Quando eu era pequeno eu li varias vezes essa historia da Branca de neve, achava bem legal mas agora vendo essa analise psicologica da historia eu fico pensando, sera que uma criança quando ta lendo ou assistindo Branca de Neve consegue entender essa parte que fala sobre a sexualidade?? sera que quando eu era mais novo essa parte passou pela minha cabeça?? tenho medo de pensar nisso agora aeuhaeuhaeu
Estou adorando o seu blog narinha <3
você tem que fazer um post sobre o rei arthur, ia sair algo bem legal, colocar o santo graal e tudo mais ;D
beijoo e continue assim <3

Larissa Almeida 12 de janeiro de 2011 às 10:07  

fica fazendo maldade no blog neeh isbanzinha :D
mas desse eu gostei ;D

kissu :*
te amo

Equipe Tensitude Máxima 12 de janeiro de 2011 às 11:34  

O blog realmente é super legal. Até poruqe, temos guardado esse template que você está usando rs.
Histórias infantis, principalmente as da Disney, são lotadas de mensagens subliminares *o*
O post ficou muito bom, parabéns!
Visite o #tensitude também *-*
http://tensitudemaxima.blogspot.com/

Lucas Adonai 12 de janeiro de 2011 às 13:34  

Blog muito legal!!
parabens ae pelo trabalho.

Chris Ribeiro 13 de janeiro de 2011 às 10:27  

Texto bem interessante, trenzim!
Bjim.

@ChrisRibeiro

Wil 13 de janeiro de 2011 às 11:05  

Qdo eu era criança pequena lá em Barbacena.....eheh
Essa não é do seu tempo.
mas sinceramente, esse negócio de mensagens subliminares em desenhos da Disney, contos de fada, discos da Xuxa ao contrário....etc e etc
Me faz rir....rsrs
Obrigado por passar lá no meu blog e seguir, e claro, estou retribuindo sua visita e seguindo também.
Sucesso!

Lis Gimenes - Web Assessoria 13 de janeiro de 2011 às 12:38  

Olá, jah to seguindo de volta viu.^^
Confesso que ainda não li, vou chegar em casa 1º.

Parabéns pelo blog.
abç. xD

Steve Gleidson 14 de janeiro de 2011 às 03:09  

Muito bom o seu blog Indianara meus mais sinceros parabéns. Em pouco tempo você postou matérias de alta qualidade, tenho certeza que com o tempo seu blog ficara ainda melhor do que já é. Estou seguindo com muito satisfação.

Igor Araujo 14 de janeiro de 2011 às 07:51  

Seu Blog táh muito Legal Parabéns :D

Deixe um comentario no meu Também?

http://conectionrw.blogspot.com/

Estou te Seguindo

ρσєтα υяbαиσ 14 de janeiro de 2011 às 14:04  

É incrivel como o escritor coloca uma histórinha de forma bem sarcastica, mas sem perder a inoscência de criança da Mafalda. Com frazes de duplo sentido consegue colocar o leitaor para pensar, e tirar diversificadas conclusões de uma simples tirinha de quadrinho ...

Adorei linda ...

já estou te seguindo também ..


poetaurbanoo.blogspot.com

William 14 de janeiro de 2011 às 14:09  

Já segui o teu blog, segue o meu ai -> http://dominiomaggot.blogspot.com

Os melhores blogs eu vo colocar no meu como parceiros, então visita lá de vez em quando pq o seu pode estar lá.

PARABÉNS PELO BLOG TÁ SHOW DE BOLA!

LisinhaRibeiro 14 de janeiro de 2011 às 17:49  

Não tive tempo de me aprofundar no Blog, mas dei uma olhadinha e adorei, seguindo aqui tbm!
Passarei a acompanhar!
Beijos

Roseane 14 de janeiro de 2011 às 19:59  

Olá!!

Adorei mto seu blog! Já me chamou a atenção o nome, título de música do Chico, que eu adoro!
As tirinhas da Mafalda são excelentes! Há muitas histórias em quadrinhos que poderiam ser usadas nas escolas, como recurso didático. Gosto muito da Mafalda e de Calvin e Haroldo.

Parabéns pelo blog! Vou seguir tbm!

- Luαnnα Dαntαs #) 15 de janeiro de 2011 às 07:49  

Seguiindo seu blog :D
mto mto original parabeens
se puder segue o meu tah :*

Garota 15 de janeiro de 2011 às 19:47  

Olá, estou te seguindo, meio estranho esse texto, já estudei psicologia e tudo parece ter a ver com sexualidade. Mas quando eu vi Branca de Neve, eu não pensei em nada disso, e até hoje com 20 anos não penso. Se você não tivesse escrito esse post, eu nunca ía saber. Não vejo as coisas por esse angulo. De qualquer forma, mesmo achando muito estranho, vou voltar pra ver outros posts ;D Bjs

Branca 18 de janeiro de 2011 às 18:56  

Querida, obrigada pela visita!
Adorei seu blog!! Vou ler tudo aqui, eu adorei o assunto aqui abordado. Sabe, meu sonho era ter feito psicologia. Mas acabei fazendo Direito porque segui os passos de minha mãe. Freud deve ter uma explicação pra isso. rsrs
Estou te seguindo.
Espero que volte no meu blog e leia outros posts. Na verdade meu blog foi uma especie de terapia que me ajudou muito em uma epoca muito complicada da minha vida. E ainda me ajuda.

Sucesso pra vc querida!1

bjinhos

Kellynha Torquato 19 de janeiro de 2011 às 17:44  

Ameeei seu blog,seguindo floor!
segue ai tbm.
bjO

Postar um comentário

"A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma as nossas palavras são retratos dos nossos pensamentos."
Jean Molière.

Estarei retribuindo seu comentário.

Um pouquinho sobre mim.

Minha foto
Campina Grande, Paraíba, Brazil
Meu nome é indígena e significa Deusa das Águas Claras. Tenho 21 anos e sou Estudante de Psicologia da UFCG e divido moradia com mais dois estudantes. Adoro animaizinhos,principalmente gatinhos! Sou muito introspectiva e pensativa, talvez por isso a idéia de montar um blog já que a escrita me satisfaz. Gosto de coisas estranhas, músicas estranhas,misticismo, filmes do Tim Burton e chocolate crocante. Adoro aprender, sou curiosa ao extremo e adoro discutir sobre assuntos interessantes. Gosto muito de ler (gosto que foi alimentado por um grande amigo), caso contrário, nem faria Psicologia! Adoro observar a água,porém, ainda não descobri o porquê.

Sobre o Projetando Rascunhos

Blog destinado à minha vontade de postar qualquer coisa que faça sentido para mim. Qualquer coisa mesmo! Até chocolate, quem sabe!
;*

Eles me seguem, me siga também