Pra quem gosta de gatinhos...

Devido à saudade que sinto dos meus gatos resolvi postar algo sobre gatinhos.  E quando se fala em gatos, nada melhor do que também falar sobre misticismo. Naufragando por sites, encontrei um texto que faz todo um resgate histórico dos gatinhos e o misticismo e resolvi por partes aqui. Espero que gostem. =D

Começando com uma frase do Baudelaire: "É fácil entender por que os gatos despertam sentimentos de antipatia nas pessoas. Um gato se mostra sempre bonito; sugestionando idéias de luxo, limpeza, e prazeres voluptuosos."     
- Faz sentido!

Miacis > Primeiro ancestral. Vivia em árvores para as proteção.
Dinicts > Primeiro que começou a ter traços semelhantes aos felinos de hoje, há 10 milhões de anos.
Há dois mil anos o gato era tido como um animal sagrado no Antigo Egito. Bastet, a deusa da felicidade e da fertilidade, era geralmente representada por uma mulher com cabeça de gato. Além de Bastet, Rá e Osíris também eram representados por figuras de felinos.
Na idade média o gato era associado à feitiçaria e considerado uma criatura diabólica. Também foram perseguidos por fanáticos religiosos. Milhares de gatos foram queimados em praça pública.
Em diversas culturas da Antiguidade, em especial nas culturas orientais, o gato era considerado um guardião das almas dos mortos, detentor dos mistérios da vida e da morte, um condutor que as levava até o outro lado. O gato era adorado como divindade, e reverenciado como animal de grande poder místico. "O gato imortal existe, em algum mundo intermediário entre a vida e a morte, observando e esperando, passivo até o momento em que o espírito humano se torna livre. Então, e somente então, ele irá liderar a alma até seu repouso final." (The Mythology Of Cats, Gerald & Loretta Hausman).

Na mente de muitas pessoas, o gato ainda é um animal misterioso, quase sagrado, de uma visão além do normal e uma percepção aguçada.Diz-se mesmo que teria poderes paranormais, que saberia muito mais dos segredos da vida do que nós. Qualquer pessoa que tenha tido a chance de conviver com um gato percebe facilmente que boa parte dessas características parece mesmo ser verdadeira. Os gatos realmente parecem ter uma percepção extrasensorial, uma visão diferenciada, além do normal. Quase sempre dão a impressão de pertencerem a uma esfera superior, a um nível mais elevado de consciência.
 (Esse aspecto é abordado por alguns filmes, incluindo Constantine do Francis Lawrence e Sonambulos do Stephen King)

A beleza do gato, além das suas qualidades de felino, se encontra no seu comportamento libertário. Jamais será dominado, se ele não quiser, pelo capricho do seu dono; só se aproximará para se esfregar no seu cuidador quando ele quiser e não para exteriorizar afeto, mas por pura voluptuosidade.

A relação entre humanos e gatos é tocante, no pleno sentido da palavra. O gato roça-se pelo corpo do dono e este acaricia o pêlo do gato. Se tais donos de gatos fossem levados para um laboratório a fim de fazerem teste às suas reações fisiológicas, verificaria-se que os sistemas dos seus corpos se tornariam nitidamente mais calmos, quando começassem a acariciar os seus gatos. A tensão baixa e o corpo descontrai-se. Estas formas de terapia foi provada na prática num grande número de casos agudos, quando doentes mentais melhoravam de forma notável, depois de serem deixados na companhia de gatos domésticos. Todos sentimos uma espécie de libertação através de um simples e honesto relacionamento com o gato. Esta é a segunda razão do benéfico impacto do gato nos humanos. Sua espiritualidade e ligação direta com a energia criadora do universo é muito mais desenvolvida que a nossa. Eles verdadeiramente conhecem a face de Deus. Realmente vivem a vida como deve ser vivida. São inigualavelmente superiores!


Referência:
Luna e Amigos

2 Observações:

Felipe 10 de dezembro de 2010 às 08:58  

os gatos são muito lindos e como vc disse eles só vão até o dono quando querem...eles são frescos aheuauha,narinha eu sei do seu amor por gatos e entendo a saudade que vc sente dos gatos da sua casa(principalmente do Branco ;p).
Os gatos estão em todos os lugares mesmo,vc usou o exemplo dos filmes como sonambulos e o constantine mas eles estão em jogos,revistinhas e outras coisas.
Os gatos do egito eram enterrados com os seus donos, quer dizer normalmente com os faraos e eles acreditavam que o gato ia levar a alma deles até o encontro dos deuses, tem um misticismo muito grande em cima dos gatos...as historias do Egito,as bruxas,na mitologia nordica,nas historias da Finlandia que assim como o povo Egipcio acreditavam que as almas eram guiadas pelos gatos(na Finlandia eles acreditavam que as almas eram levadas por treno ou carruagem de gatos, algo assim)...se for falar de gatos na historia do mundo não vai acabar hj... mas vou resumir tudo em uma frase:
Os gatos são fofis ;D haeuhaua
Manda um beijo pro branco <33
ps: esse filme sonambulos é ruim né narinha hauehuaehuaeh

Unknown 10 de dezembro de 2010 às 16:45  

gatos e bebês, os bebês nos compram com seu carisma para que cuidemos deles para garantir a continuidade da espécie, e os gatos? , bem eles nos compram pq são espertos, maliciosos e safados. kkkkkkkkkkkkk, e quem aqui defender eles é pq foi comprado mesmo sem saber, isso tudo é um complô dos gatos para dominarem o mundo, e triste que aq em casa tem uma que amo, alias finjo que amo para que ela pense que me engana e eu possa matar ela de arrocho quando ela tentar dominar o mundo, quem manda ser fofinha.

Postar um comentário

"A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma as nossas palavras são retratos dos nossos pensamentos."
Jean Molière.

Estarei retribuindo seu comentário.

Um pouquinho sobre mim.

Minha foto
Campina Grande, Paraíba, Brazil
Meu nome é indígena e significa Deusa das Águas Claras. Tenho 21 anos e sou Estudante de Psicologia da UFCG e divido moradia com mais dois estudantes. Adoro animaizinhos,principalmente gatinhos! Sou muito introspectiva e pensativa, talvez por isso a idéia de montar um blog já que a escrita me satisfaz. Gosto de coisas estranhas, músicas estranhas,misticismo, filmes do Tim Burton e chocolate crocante. Adoro aprender, sou curiosa ao extremo e adoro discutir sobre assuntos interessantes. Gosto muito de ler (gosto que foi alimentado por um grande amigo), caso contrário, nem faria Psicologia! Adoro observar a água,porém, ainda não descobri o porquê.

Sobre o Projetando Rascunhos

Blog destinado à minha vontade de postar qualquer coisa que faça sentido para mim. Qualquer coisa mesmo! Até chocolate, quem sabe!
;*

Eles me seguem, me siga também